terça-feira, 16 de setembro de 2014

O Pastor


 Postado por Pr. Edson Luis Santos em 12 setembro 2014 às 16:53

Uma linda mensagem de um amado Pastor . Para refletirmos .
     
Graça e paz do Senhor Jesus, querido pastor e amigo.
      Estou dirigindo esta publicação a cada pastor.
      Bem, eu sou suspeito para falar, pois sou um deles. Mas, analisando um pouco, vejo que o pastor é aquela pessoa que , independente de classe social, racial, cultural, é a pessoa chamada por Deus para cuidar do rebanho que Ele, o Sumo Pastor dá aos que foram chamados para tão nobre tarefa.
      Aliás, lendo o trecho de I Pedro 5:1-4, que existem algumas prerrogativas para o exercício do pastoreio(versículos 2,3). 
      Também vejo que o pastor é aquela pessoa que já deixou de viver para si mesma, e agora vive para o Senhor. 
      Infelizmente, estamos vendo a banalização do ministério. Qualquer um que estuda “teologia”, “seminário” ou coisa parecida, já saí dessas espeluncas (desculpe-me a expressão) com “unção” e a famosa “carteirinha de pastor”.
Nada disso qualifica um pastor. O pastor é chamado por Deus para exercer algo que vai trazer frutos, muitos deles na eternidade.
     Com certeza o pastor é um homem segundo o coração de Deus.
     Eu tive três  pastores. O meu primeiro pastor me mostrou quem era Jesus. O segundo me fez conhecer o que é o primeiro amor. O terceiro me formou, me ensinou os oráculos de Deus e me lançou no ministério. 
    De cada um deles, guardo um profundo respeito, amor e carinho. Neles era possível ver a graça de Deus refletida em seus rostos e vidas. Foram homens abnegados, esforçados, valentes.
     Obviamente, de cada um deles aprendi algo, e foi e é inevitável que essas características não estejam em mim.
      Nós que já temos mais de duas décadas no ministério, já não somos mais aqueles jovens fortes e  dinâmicos, que até podíamos pregar sem microfone. Já não podemos fazer muitas coisas que eram bem fáceis de fazer. Estamos no meio da trajetória para recebermos a imarcescível coroa da glória. Mas uma coisa que temos, com certeza, é bastante experiência e vida com Deus. Os anos nos dão sabedoria, discernimento e conhecimento das coisas.
     Uma vez, conversando com um pastor luterano, ele me contava sobre um pastor que foi visitar uma jovem que estava tetraplégica devido a um acidente. Aquele pastor aproximou-se do leito onde estava a jovem. Todos esperavam que ele trouxesse uma palavra de fé, de ânimo. Nada disso. Aquele pastor segurou a mão daquela moça, e começou a chorar. Guardei uma lição: o pastor é alguém com extrema sensibilidade às necessidades e sofrimentos de suas ovelhas.
     Sabe? Ou já ia me esquecendo de um conceito sobre o pastor: ele é um médico de almas. Essa expressão ficou muito bem gravada em mim quando li o livro “Médico de homens e de Almas” de Taylor Caldwell.
    Um grande abraço.
    Em Cristo, o Senhor

 Muito obrigado pela linda reflexão,Pastor Edson Luiz.
 Pastor Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário