Pode explicar espírito, alma e corpo?
"espírito" seja acrescentado. Tanto a alma com o espírito são colocados
em contraste ao corpo para signi car a parte incorpórea do homem.
Existe, porém, uma distinção entre alma e espírito. A alma é empre-
gada para expressar a imortal parcela moral do ser humano, e é usada
algumas vezes para signi car "pessoa", como no versículo em Gênesis
46.26 que diz: "Todas as almas que vieram com Jacó ao Egito". "Oito
almas se salvaram" (1 Pedro 3.20). "A alma que pecar, essa morrerá"
(Ez 18.4).
A palavra hebraica normalmente traduzida como "alma" é "nephesh".
Em muitas passagens ela é traduzida "vida", como em Jonas 1.14:
"...não pereçamos por causa da vida deste homem". No Novo Testa-
mento a mesma palavra grega é usada tanto para alma como para vida:
"Porque aquele que quiser salvar a sua 'vida' (ou 'alma') perdelaá, e
quem perder a sua 'vida' (ou 'alma') por amor de mim, achálaá. Pois
que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua 'alma'
(ou 'vida')? ou que dará o homem em recompensa da sua 'alma' (ou
'vida')?"
A alma, distinta do espírito, é onde se encontram os apetites e desejos.
O homem rico disse: "E direi à minha alma: Alma, tens em depósito
muitos bens para muitos anos: descansa, come, bebe e folga". (Lucas
12.19.) Naquela noite sua "alma" foi pedida. A salvação da alma não
pode ser separada da salvação da pessoa.
O espírito é distintamente a parte mais elevada do homem. Ele identi-
ca a consciência, a individualidade, e distingue o homem das criaturas
inferiores na criação. Deus soprou nas narinas do homem o sopro da
vida, e assim o homem foi colocado num relacionamento com Deus, e
não pode ser verdadeiramente feliz separado dEle, tanto na existência
presente como eternamente. As mesmas palavras usadas no original
hebraico e grego para "espírito" são também as que são usadas con-
stantemente para o Espírito de Deus ou Espírito Santo, sendo também
usadas para anjos, no sentido de espíritos, e para os espíritos maus.
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