quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Por que a Torah foi dada no deserto?
POR QUE A TORAH FOI DADA NO DESERTO? E A REVELAÇÃO DO CONHECIMENTO DO ETERNO QUE ENCHERÁ A TERRA COMO AS ÁGUAS ENCHEM O MAR!

Embora inegavelmente a TORAH foi outorgada ao POVO JUDEU de forma insubstituível, através de uma aliança perpétua, ela foi dada no deserto para lembrar que deve ser aplicada não só ao povo judeu, mas à todas as nações. Sabemos que existem preceitos exclusivos para o nosso povo e dentre estes preceitos alguns exclusivos para a tribo de Levi (o sacerdócio) e mesmo na tribo de Levi, alguns exclusivos para a Casa de Arão (o sumo sacerdócio). Assim também existem preceitos para homens, para mulheres, para os reis de Israel e etc.

Porém, quanto ao B'nei Noach, ou seja, um incircunciso (dentre as nações) que se converteu ao Eterno, a visão de que SÓ PODE CUMPRIR AS 7 LEIS NOÉTICAS e está proibido de seguir outras leis como o Shabat por exemplo, não tem aval na Torah, nem nos escritos dos profetas. Vários preceitos que não estão incluídos nas leis noéticas, embora não sejam obrigatórios para o B'nei Noach, SÃO ACESSÍVEIS e alguns o ETERNO chega a incentivar a prática, como o Shabat, Matzot e Yom Kipur, por exemplo.

A TORAH foi dada ao nosso povo, e ninguém melhor do que os sábios do nosso povo para ensiná-la, porém é a prática da Torah que extrai a Luz Divina, e esta deve ser incentivada a TODOS, dentro dos critérios de obrigação e acessibilidade. Deixando claro que o B'nei Noach não é uma pessoa que se converteu ao Judaísmo, mas alguém que se uniu ao Eterno embora seja incircunciso. Neste PROPÓSITO, fizemos o SEFER HATALMIDIM, que contém uma apostila e dois CDS, incluindo a recitação das Brachot e rezas de Shacharit, Minchá e Arvit, em uma versão reduzida para iniciantes. Para acompanhar é necessário ter ou adquirir o Sidur da Editora Sefer, que pode ser adquirido conosco ou com a própria Editora Sefer. Quanto ao Sefer Hatalmidim, na apostila encontram-se os fundamentos do Judaísmo da Unidade e nos DVDs os vídeos principais que foram postados no YouTube e uma filmagem da recitação das Brachot e rezas, apresentado por mim, com a participação do Leonardo Levi e do Fábio Oliveira que fazem a maioria das recitações. É fundamental incluir esta prática diária das orações do Sidur, pois certamente levarão a outras práticas dos preceitos da Torah, haja vista que a oração nos conecta de uma forma muito especial com o Eterno.

Um segundo preceito também fundamental que serve como base para o cumprimento de outros mandamentos é O ESTUDO DA TORAH. QUEM ESTUDA E PRATICA A TORAH AGRADA AO ETERNO E COMO IESHUA ENSINOU, CONSTRÓI "A CASA" SOBRE A ROCHA. Uma pessoa assim atravessará as tempestades da vida e permanecerá em pé, pois TEM UMA VIDA ESPIRITUAL SUBSTANCIAL. Concluindo, dos preceitos que são acessíveis para o B'nei Noach, embora não obrigatórios, não se pode colocar obstáculos para o cumprimento, POIS ESTA É A SEMENTE DO SHABAT GADOL quando MASHIACH ESTIVER REINANDO, e então toda a TERRA SE ENCHERÁ DO CONHECIMENTO DO ETERNO, COMO AS ÁGUAS COBREM O MAR.

Se amarmos o ETERNO, O D'US UNO, então cumpriremos os seus preceitos e aprenderemos a amar o próximo como a nós mesmos, pois DISTO SE TRATA OS 613 PRECEITOS, nos ensinar a amar ao Eterno e cuidar de nós e dos outros segundo o MANUAL DO FABRICANTE DO SER HUMANO, a TORAH.

Texto de Marcos Andrade Abrã

Nenhum comentário:

Postar um comentário