Versículo
bíblico:
"E
os escribas e fariseus arrazoavam, dizendo: Quem é este que diz blasfêmias?
Quem pode perdoar pecados, senão Deus?"
Mesmo
Jesus se defendendo da acusação de que disse ser Deus os cristãos continuam.
“Mas
agora procurais matar-me, a mim, homem, que vos tenho falado a verdade que ouvi
de Deus; assim não procedeu Abraão.” João 8:40
Então
Jesus teria morrido justamente né? Os judeus o acusaram justamente de ter se
dito Deus né? Não! Jesus se defendeu dessas acusações e se disse HOMEM, que
apenas OUVIA de DEUS.
A
acusação dos judeus e dos cristãos, contra Jesus, vem desse versículo:
“Vendo-lhes
a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.”
Marcos 2:5
Os
judeus e cristãos acusam que aí Jesus se disse Deus. Porém Jesus apenas
confirmou que a fé cura e faz com que os pecados sejam perdoados. Ele não disse
"perdou teus pecados" ele disse "teus pecados foram
perdoados". Jesus apenas confirmou que a fé cura e faz com que os
pecados sejam perdoados. Em outra parte da bíblia é dito:
“E
a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver
cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” Tiago 5:15
Em
Tiago 5 quem perdoa e cura é a fé do enfermo. Afinal Jesus não podia nada de si
mesmo, pois era um mero homem que apenas ouvia de Deus e nos transmitia:
“Eu
nada posso fazer de mim mesmo; na forma por que ouço, julgo. O meu juízo é
justo, porque não procuro a minha própria vontade, e sim a daquele que me
enviou.” João 5:30
Se
Jesus seguisse a própria vontade ele não estaria seguindo a vontade de Deus. É
obvio que há duas vontades, a de Deus e a de Jesus. São diferentes pois um é
Deus e o outro o profeta, servo e mensageiro de Deus.
Em
Tiago 5 quem perdoa e cura é a fé do enfermo, Jesus apenas confirma:
“Vendo-lhes
a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados.”
Marcos 2:5
Mas
o capítulo 2 de marcos continua e os escribas fariseus maquinam uma nova
acusação em seus corações falsos.
6
"Mas alguns dos escribas estavam assentados ali e arrazoavam em seu
coração:"
7
"Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados,
senão um, que é Deus?"
Mas
Jesus se calou diante esta acusação? Não.
8
"E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam,
disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?"
Se
eles estavam certos porque Jesus diria “e vocês, porque pensam assim?” E a
explicação dele em seguida é muito boa:
9
"Qual é mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados,
ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito e anda?"
Ambos
são facílimos de fazer, pois é a fé do paralitico que permitiu que Deus o
curasse e que seus pecados fossem perdoados. Ambos eram fáceis, pois
é Deus que está fazendo e não Jesus:
“Eu
nada posso fazer de mim mesmo...” João 5:30
Então
ele curou o paralitico e para quem foram dadas glórias?
12
"Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se
à vista de todos, a ponto de se admirarem todos e darem glória a Deus,
dizendo: Jamais vimos coisa assim!"
E
se tivessem dado glória a Jesus?
“Eu
não aceito glória que vem dos homens;” João 5:41
O
que ficou claro nessa passagem desse evangelho até agora. Que Jesus não perdoou
os pecados do paralítico, que os inimigos de Jesus com suas mentes ardilosas
distorceram e mal interpretaram a sua frase para o acusar de blasfêmia e que
Jesus se defendeu da acusação.
porém
existe um manuscrito grego do séc IV, de um outro evangelho, que diz:
"Mas,
para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar
pecados" — disse ao paralítico — "eu lhe digo: levante-se, pegue a
sua maca e vá para casa"." Lucas 5:24
Nesse
versículo Jesus sim, explicitamente, se atribuiria o poder de perdoar pecados,
coisa que no outro evangelho (de João) ele negou e se defendeu.
Nesse evangelho (de Lucas) ele não se defende, ele diz que os Judeus
acusadores estão certos e que ele tinha autoridade de perdoar pecados.
Mas
pensem comigo: Que autoridade inútil é essa se Deus perdoa através da fé das
pessoas. Pensem. Esse acréscimo veio além de causar contradição (entre um
evangelho e outro) ele gerou um poder inútil para Jesus.
Pois
se uma pessoa chega e diz "Jesus, eu acredito no que tu disseste que é o
mais importante, que O Senhor nosso Deus é Único (Marcos 12:29) e que crer
nisso excede todo holocausto e sacrifício (Marcos 12:33), também creio no
que tu disseste que é a vida eterna, que é confessar que o Único Deus
Verdadeiro te enviou (João 17:3). Me cura Jesus."
Essa
pessoa seria curada e perdoada? Muito provavelmente. E ela seria curada e perdoada,
Jesus, tendo autoridade de perdoar ou não tendo. Percebem? Essa pessoa
tinha fé plena em tudo que Jesus ensinou como principal e acreditava que Deus
curava através de Jesus, seria curada e perdoada pela fé, Jesus tendo
autoridade ou não:
“E
a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver
cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” Tiago 5:15
Portanto
Deus curou e perdoou mediante a fé:
"E
ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz,
e sê curada deste teu mal." Marcos 5:34
“Vendo-lhes
a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão
perdoados.” Marcos 2:5
“E
a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver
cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.” Tiago 5:15
Então
se em múltiplas passagens "a fé" curou e fez com que os
pecados fossem perdoados, que autoridade inútil é essa, atribuída a Jesus, de
perdoar pecados? Portanto essa adulteração criou uma contradição entre um
evangelho e outro e um poder inútil.
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