Duas Oliveiras e Dois Castiçais
VERSO
4 - Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus de
toda a Terra
Deus
identificou com clareza, neste versículo, quem seriam Suas Duas Testemunhas: as
duas lâmpadas, ou castiçais, ou Candeias, que forneciam luz nos tempos antigos,
quando não existia a energia elétrica ou outros sistemas de iluminação, são o
símbolo adequado para as Sagradas Escrituras, divididas em Dois Testamentos. O
combustível usado nessas lâmpadas era o óleo de oliva, abundante no Oriente
Médio.
A
Bíblia (os Dois Testamentos) é identificada nas Escrituras como lâmpada,
castiçal ou candeeiro: Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o
meu caminho (Salmo 119:105).
É
através do estudo das Escrituras que se adquire a fé, como está escrito: De
sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (Romanos 10:17). A
fé em Cristo é que produz a operação do Espírito Santo no caráter daquele que
crê. Assim, as Escrituras são como as oliveiras que produzem o azeite (ou o
óleo), que simboliza o Espírito Santo.
Em
todas as Escrituras o óleo ou azeite é símbolo do Espírito Santo. As oliveiras
são árvores que produzem azeitonas e estas, por sua vez, produzem o azeite (ou
óleo).
Torna-se,
portanto, de uma clareza irretorquível o ser a Palavra de Deus, ou a Bíblia
Sagrada, as Testemunhas mencionadas na profecia. Para consagrar esta afirmação
o profeta Zacarias testemunha: E por cima dele, duas oliveiras, uma à direita
do vaso de azeite, e outra à sua esquerda . Falei mais e disse-lhe: Que são as
duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? E, falando-lhe outra
vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira, que estão junto aos dois
tubos de ouro, e que vertem de si ouro? (ou azeite dourado, conforme Sociedade
Bíblica Católica) (Zacarias 4:3, 11-12).
Quando
perguntou o que significavam as duas oliveiras, o profeta recebeu a resposta conclusiva:
A Palavra do Senhor (Zacarias 4:6). A Palavra do Senhor é a Bíblia Sagrada.
Naquele tempo havia apenas uma Testemunha, ou seja, a Antiga Testemunha ou
Velho Testamento. A outra Testemunha, a segunda, não havia ainda nascido, mas a
profecia já a estava indicando e para ela apontando, no futuro.
Na
parábola das dez virgens, relatada no capítulo 25 do Evangelho de S. Mateus, é
mencionado o fato de que todas elas tinham suas lâmpadas, ou seja, as
Escrituras; porém cinco delas não possuíam óleo ou azeite suficiente nas mesmas
lâmpadas, para entrar na festa das bodas.
A
fé e o amor são representados nas Sagradas Escrituras pelo ouro provado no fogo
e se referem à maior riqueza que, aos olhos dos céus, pode ser conferida à
natureza humana caída e regenerada pela graça salvadora de Jesus Cristo
(Apocalipse 3:18 e I Pedro 1:7). É somente pelo estudo diligente das Escrituras
que obtemos a fé em Cristo, através da qual recebemos, também, o amor.
Naturalmente, então, como conseqüência disso, surgem as boas obras do cristão,
em que Deus é glorificado, como está escrito, através das palavras de Jesus:
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas
obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus (S. Mateus 5:16).
A
fé é o canal que liga o homem a Cristo e Sua graça, através do Espírito Santo.
Os dois tubos de ouro mencionados pelo profeta são os canais através de que
podemos alcançar o conhecimento, ou seja, as Escrituras de cujo exame e estudo
brota a fé.
A
Bíblia é a Palavra de Deus escrita, mas a verdadeira Palavra de Deus é Cristo,
como está escrito: No princípio era o Verbo (ou a Palavra) e o Verbo estava com
Deus, e o verbo era Deus (S.João 1:1). Ao buscarmos a palavra de Deus escrita,
encontraremos a Palavra de Deus real, Jesus Cristo, o Salvador.
Os dois tubos de ouro em estudo vertiam ouro ou, conforme muitas
traduções, azeite dourado, que é o Espírito Santo e Seus frutos: Mas o fruto do
Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão, temperança
(Gálatas 5:22).
O
anjo explicou a Zacarias que aquelas duas oliveiras eram os dois filhos do óleo
(ou azeite) (Zacarias 4:1). As Escrituras são, na verdade, filhas do Espírito
Santo (óleo ou azeite), pois foi pela vontade de Deus e inspiração do Espírito
Santo que elas vieram a nós, pois que nenhuma profecia da Escritura é de
particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de
homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito
Santo (II Pedro 1:20-21).
Finalizando
o estudo do verso 4, vamos compará-lo à outra Testemunha, a primeira:
APOCALIPSE
11:4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus
de toda a Terra .
ZACARIAS
4:14 Estes são os dois filhos do óleo, que estão diante do Senhor de toda a
Terra .
O Tremendo Poder das Duas Testemunhas
VERSOS 5 e 6 - E, se alguém
lhes quiser fazer mal, fogo sairá de Sua boca e devorará os Seus inimigos; e se
alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto. Estes têm poder
para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre
as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de
pragas, todas quantas vezes quiserem .
Nestes versículos Deus nos
mostra que Sua palavra na boca de Seus servos tem grande poder para tudo, como
teve poder na boca de Moisés, nas pragas do Egito e na boca de Elias, fazendo
descer fogo do céu várias vezes e fazendo parar de chover e, ainda,
posteriormente, fazendo com que a chuva voltasse a cair.
Quem teve este poder foi a
Palavra de Deus na boca de Seus servos e não os próprios servos. Se estivessem
desprovidos da Palavra de Deus Cristo nada teriam podido fazer.
A França Atenta Contra as Sagradas Escrituras
VERSO 7 - E, quando acabarem o
seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os
matará .
Qualquer poder despótico,
tirano ou ditatorial é representada o na Bíblia por um animal feroz, irracional,
que é chamado besta , fera ou besta fera , conforme a tradução. No verso
considerado, a besta mencionada é a Revolução Francesa. Foi esta besta que
feriu de morte uma das cabeças da besta romana, que no caso era o papado, a
sétima forma de governo de Roma. Sobre este assunto trataremos no 7° capítulo
deste trabalho, já referido, intitulado A História de Roma e o Anticristo
A besta que feriu de morte a
sétima cabeça de Roma, o papado, conforme referido em Apocalipse 13:3 e matou
as Duas Testemunhas Apocalipse 11:7 foi a Revolução Francesa que tentou
implantar o ateísmo por lei, proibindo as Escrituras e perseguindo-as de forma
terrível e implacável.
Esta besta (poder despótico-
Poder que, exercido de maneira isolada,
arbitrária e absoluta), saiu do abismo, porque abismo (do grego
abissus) é o mesmo que confusão, e a Revolução Francesa saiu de uma verdadeira
confusão ideológica depois da tomada da Bastilha, em 14 de julho de 1789.
A Cidade Onde a França Matou as Duas Testemunhas
VERSOS 8-10 - E jazerão os seus
corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e
Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado, e homens de vários povos e
línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não
permitirão que os seus corpos sejam postos em sepulcros, e os que habitam na
Terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos
outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a
Terra .
A praça da grande cidade onde
as Duas Testemunhas permaneceram insepultas era a cidade de Paris, sede e
capital da Revolução Francesa. Ela se chamava, espiritualmente, Sodoma e Egito
porque os seus pecados principais que escandalizaram o mundo e marcaram uma
época, foram o adultério desenfreado e a liberação e libertinagem sensuais que
eram a principal característica de SODOMA e o ateísmo declarado que teve no
antigo EGITO o seu maior expoente de todas as épocas.
Em Paris, nesse tempo, o casamento
era jocosamente chamado de o sacramento do adultério .
Exemplo claro do ateísmo como
característica do Egito foi a resposta de Faraó a Moisés, desconhecendo ao Deus
Todo Poderoso e menosprezando o Seu mandado (Êxodo 5:1-2). O Egito foi a nação
mais apegada ao ateísmo, em todos os tempos e especialmente nos dias de Moisés,
condição comprovada pela História Universal.
Onde o seu Senhor também foi
crucificado faz alusão ao grande massacre dos crentes Huguenotes na fatídica e
vergonhosa noite de São Bartolomeu, em Paris, quando, em 24 de agosto de 1.572,
dezenas de milhares de inocentes cristãos foram assassinados pelos esbirros do
clero romano, acusados como hereges por contestar a autoridade do bispo de
Roma. Quando um cristão sofre o martírio e entrega sua vida por amor a Jesus, é
como se Ele próprio estivesse sendo morto, pois foi por Seus filhos que Ele deu
Sua vida.
Porém, note-se mais como Jesus
foi representado sendo crucificado em Paris: O mesmo espírito sobrenatural que
instigou o massacre de São Bartolomeu dirigiu, também, as cenas da Revolução.
Foi declarado ser Jesus um impostor e o grito de mofa dos incrédulos franceses
era: ‘Esmagai o Miserável’, referindo-se a Cristo (MELLO, A. S., A Verdade
Sobre as Profecias do Apocalipse, p. 282).
Literalmente, é notório que
Jesus não foi crucificado em Paris, mas quando os Seus seguidores são
vituperados, maltratados e mortos, Ele toma tudo isto como sendo feito a Si
próprio. Jesus mesmo dissera: Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um
destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes (S. Mateus 25:40).
As Escrituras estiveram mortas
temporariamente na França, substituídas pela Deusa da Razão , fato que alegrou
os homens maus de todo o mundo, por fazê-los sentirem-se livres para pecar.
Julgaram que as Escrituras eram falsas e Deus e o juízo não existiam.
Acreditavam que o Cristianismo fosse apenas o falso sistema opressor e corrupto
de Roma, desconhecendo o poder transformador da verdadeira religião, encontrada
na pureza das Sagradas Escrituras. Julgaram que Deus tinha sido inventado para
ser motivo de exploração por parte das autoridades religiosas. Quando se viram
livres desse temor, alegraram-se por toda parte.
Muitos fiéis, entretanto, no
mundo inteiro e mesmo na França ainda amavam as Sagradas Escrituras (as Duas
Testemunhas) e não permitiram que elas fossem sepultadas no esquecimento,
embora estivessem mortas temporariamente, por decreto do governo francês
revolucionário.
A Assembléia Francesa decretou
a destituição das Escrituras e sua fé, no dia 28 de novembro de 1.793. Nessa
data as Duas Testemunhas foram mortas, simbólica e oficialmente, pelo decreto
referido.
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