quinta-feira, 23 de outubro de 2014

O que é Shalom Adonai:
Shalom Adonai é uma expressão do hebraico que significa "a paz do Senhor". É composta por duas palavras "Shalom" que significa "paz" e "Adonai" que significa "meu Senhor".Em várias passagens do Antigo Testamento a palavraShalom é pronunciada como um cumprimento entre os pastores. Os judeus usam a palavra Shalom como uma saudação e também como uma despedida. É como o nosso cumprimento de olá, bom dia, adeus etc.
A palavra shalom transmite o desejo de paz, harmonia, bem estar e prosperidade para aqueles que se cumprimentam.
A segunda palavra, Adonai, significa "meu senhor". Era o nome usado no Antigo Testamento, quando se fazia referência  a Deus, em vez do nome divino de Javé (Jahweh), uma vez que por respeito, esse não podia se pronunciado.
Shalom Adonai, que significa a paz do Senhor, quando dita como um cumprimento, deve ser respondida ao contrário, ou seja, Adonai Shalom.

significado de Shalom Adonai está na categoria: Geral
   Deus cura hoje em dia?

Sim, Deus cura seu povo através da oração, da providência e da ação de sua vontade, como ele sempre fez. Muitas vezes as pessoas glorificam médicos e remédios, quando Deus é aquele que deve receber o crédito. Todas as boas dádivas vêm de Deus e devemos sempre lembrar de dar a ele a glória e o agradecimento.             

Tiago 1:17. E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.
Mas será que Deus ainda cura da maneira especial e miraculosa como antigamente o fez? Será que ele ainda dá poderes especiais de curas aos homens, como o fez a Moisés, a Elias e Eliseu, e a Jesus e aos apóstolos? Alguns responderão sim. Muitas igrejas e religiões reivindicam o poder de curar dessa maneira especial. Essas abrangem de diversas igrejas pentecostais (Deus é Amor, Assembléia de Deus, Igreja Universal do Reino de Deus, Igreja da Graça, Igreja do Evangelho Quadrangular, Congregação Cristã no Brasil, etc.) aos ramos carismáticos das igrejas tradicionais, tais como a Católica e a Batista, e seitas como a de Cientista Cristão, até aos diversos grupos que compõem o espiritismo. Parece haver um impressionante arranjo de "evidência" para as supostas curas milagrosas nos dias atuais. A própria diversidade dessa evidência, contudo, deve levar-nos a reconsiderar. Estará, realmente, Deus operando sinais especiais e maravilhas em tantas diferentes, e mesmo contraditórias, igrejas e religiões? Na Bíblia, as curas especiais foram a maneira de Deus confirmar a nova revelação que ele estava dando através dos que curavam. É claro que Deus, que não se contradiz, não está confirmando todas estas mensagens conflitantes.
As muitas advertências contra os falsos sinais e maravilhas precisam ser examinadas. O diabo sempre simula as obras de Deus (examine Deuteronômio. (13:1-5;) -1  QUANDO profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio,
2  E suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;
3  Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
4  Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis.
5  E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o SENHOR teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti.
2 Coríntios 11:13-15; 13  Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
15  Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

 2 Tessalonicenses 2:9-12; 9  A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,

10  E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.

11  E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;

12  Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.

 2 Timóteo 3:13; 13  Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

Apocalipse 13:13-14; 13  E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens.

14  E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia.

Apocalipse 16:13-14. 13  E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.

14  Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.
 E, também, o diabo é muito hábil em trabalhar através da religião (Mateus 7:15-23; 15  Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
16  Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
17  Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
18  Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
19  Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20  Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21  Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22  Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
23  E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

 2 Coríntios 11:13-15; 13  Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
14  E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
15  Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Colossenses 2.3  Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência;
4  Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.

 Portanto, a presença das supostas curas miraculosas na atualidade, as quais são totalmente diferentes das curas na Bíblia, não deve nos surpreender.


As Curas de Hoje em Dia 
O Que a Bíblia Ensina?


Mas essas promessas tinham certas limitações: Essas promessas não imunizaram totalmente o povo de Deus contra a doença. Homens justos como Jó, Epafrodito e Trófimo adoeceram (Jó 2; Filipenses 2:25-30; 2 Timóteo 4:20). Não houve um tempo, desde o jardim do Éden, em que o povo de Deus teve completa liberdade das enfermidades. Tanto cristãos quanto incrédulos experimentam a doença e a morte. Essas promessas não foram garantias absolutas. Como regra geral, Deus abençoa os fiéis com uma vida mais prolongada e melhor saúde. Considere, por exemplo, a promessa de que aqueles que honram os pais viverão muito tempo (Êxodo 20:12; Efésios 6:1-3). Sabemos que, em geral, aqueles que honram os pais vivem mais. Mas isso não significa que todos que honram seus pais vivem até aos 80, nem que todos os que morrem cedo desonraram seus pais. Eclesiastes mostra claramente que a relação de um homem com Deus não pode ser determinada pela sua saúde ou pelas bênçãos físicas (Eclesiastes 9:1-3). Os amigos de Jó estavam certos de que a enfermidade dele fora causada por causa de sua desobediência; mas isto não era verdade. Os discípulos queriam saber quem teria pecado para causar a cegueira do homem. Jesus replicou que a cegueira não fora causada nem pelo seu pecado nem pelo de seus pais (João 9:1-4). A ênfase das Escrituras não está nas bênçãos físicas. O foco principal das promessas de Deus é espiritual. Estamos, freqüentemente, mais interessados nas promessas de bênçãos físicas, mas uma leitura séria do Novo Testamento nos mostra que o principal interesse de um cristão deve ser sua comunhão com Deus e seu lar eterno (veja Filipenses 3:20-21; Colossenses 3:1-4; Hebreus 11:13-16, 35-38).

Além do cuidado geral de Deus para com a saúde de seu povo, houve certas épocas nas quais Deus operou milagres especiais de curas. Através de Moisés, por exemplo, Deus tornou uma água amarga em doce, curou lepra e levantou uma serpente de bronze para curar mordeduras de cobras. Através de Elias e Eliseu, Deus curou lepra, ressuscitou mortos, etc. Através de Jesus e dos apóstolos, Deus curou os cegos, os coxos, os surdos e muitos outros. Os tempos extraordinários das curas milagrosas corresponderam às novas revelações que Deus estava dando ao povo. Os sinais que Moisés operou atestaram suas credenciais para apresentar a nova lei de Deus aos filhos de Israel. Os sinais de Elias e Eliseu deram o carimbo da aprovação de Deus ao trabalho dos profetas de revelar uma outra maior porção da palavra de Deus. Os sinais de Cristo e dos apóstolos mostram que a revelação do Novo Testamento foi enviada por Deus.
As Curas de Hoje em Dia 
O Que a Bíblia Ensina?



Muitas das diferentes religiões acreditam que Deus cura as pessoas hoje em dia de uma maneira especial. Tanto pelos espíritas quanto pelos católicos, pelos pentecostais, e pelas igrejas renovadas das denominações tradicionais, as pessoas estão sendo ensinadas que Deus as curará milagrosamente. Para alguns essa cura vem através da bênção especial de um ritual mágico; para outros, através da peregrinação a algum santuário; para outros ainda, através da imposição das mãos de alguém abençoado com um dom especial do Espírito Santo. O que a Bíblia ensina? Deus cura, hoje em dia? E se cura, como o faz?
Dois tipos de cura
Deus sempre se manifestou como aquele que cura seu povo. Através de Moisés, Deus prometeu curar os filhos de Israel e poupá-los das doenças dos egípcios (Êxodo 15:26; 26  E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.

 Deuteronômio 7:15). 15  E o SENHOR de ti desviará toda a enfermidade; sobre ti não porá nenhuma das más doenças dos egípcios, que bem sabes, antes as porá sobre todos os que te odeiam.

 Davi louvou a Deus como aquele que cura todas as moléstias (Salmo 103:3). 3  Ele é o que perdoa todas as tuas iniqüidades, que sara todas as tuas enfermidades,
 Provérbios ensina que a obediência ao Senhor dá saúde e longa vida (Provérbios 3:2,8; 2  Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
3  Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
4  E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
5  Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
6  Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
7  Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
8  Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.

Provérbios 4:22, 22  Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.

No Novo Testamento também, João orou pela saúde e prosperidade de Gaio.    

(IIIJoão 1-8  O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.
2  Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
3  Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
4  Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.
5  Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,
6  Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;
7  Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios.

8  Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pergunta - Pode o homem viver sem Deus

Resposta:Contrário às afirmações de ateístas, estetas e epicuristas através dos séculos, o homem não pode viver sem Deus. O homem pode ter uma existência mortal sem confessar que Deus existe, mas não sem o fato de Deus.

Como o Criador, Deus deu início à vida humana.Dizer que o homem pode existir sem Deus é dizer que um relógio pode existir sem o relojoeiro, ou que uma história pode existir sem um contador de histórias. Devemos todo o nosso ser a Deus, em Cuja imagem somos feitos (Gênesis 1:27). Nossa existência depende de Deus, quer queiramos aceitar a Sua existência ou não.

Como o Sustentador, Deus continuamente concede a vida (Salmos 104:10-32).Ele é a vida (João 14:6), e toda a criação subsiste pelo poder de Cristo (Colossenses 1:17). Até mesmo aqueles que rejeitam a Deus recebem seu sustento dEle: “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” (Mateus 5:45). Pensar que o homem pode viver sem Deus é achar que um girassol pode viver sem luz ou uma rosa sem água.

Como o Salvador, Deus dá vida eterna àqueles que acreditam no Seu Filho.Vida se encontra em Cristo, o qual é a Luz dos homens (João 1:4). Jesus veio para que possamos ter vida “em abundância” (João 10:10). Todos aqueles que colocam sua confiança nEle são prometidos eternidade com Ele (João 3:15-16). Para o homem viver – realmente viver – ele precisa conhecer a Cristo (João 17:3).

Sem Deus, o homem tem vida física apenas.Deus advertiu a Adão e Eva que no dia que rejeitassem a Deus, eles certamente morreriam (Gênesis 2:17). Como sabemos, eles desobedeceram, mas não morreram fisicamente naquele dia; eles morreram espiritualmente. Algo dentro deles morreu – a vida espiritual que tinham conhecido, a comunhão com Deus, a liberdade de poder gozar da Sua presença, a inocência e pureza de suas almas – tudo isso tinha acabado.

Adão, o qual tinha sido criado para viver em comunhão com Deus, foi amaldiçoado com uma existência completamente carnal. O que Deus queria que fosse de pó à glória, agora iria de pó a pó. Assim como Adão, o homem sem Deus ainda hoje vive em uma existência terrena. Ele pode até parecer muito feliz; já que há muito divertimento e prazer que podem ser desfrutados nessa vida.

Alguns rejeitam a Deus mas ainda vivem vidas de diversão e alegria. Suas ambições carnais aparentam render-lhes uma existência gratificante e tranquila. A Bíblia diz que há um certo gozo que pode ser desfrutado do pecado (Hebreus 11:25). O problema é que tudo isso é temporário; a vida nesse mundo é curta (Salmos 90:3-12). Mais cedo ou mais tarde, o hedonista, assim como o filho pródigo da parábola, percebe que os prazeres desse mundo não sustentam sua alma (Lucas 15:13-15).

No entanto,nem todo mundo que rejeita a Deus é um desperdiçador como o filho pródigo. Há várias pessoas que não são salvas, mas vivem uma vida sóbria e disciplinada – até mesmo vidas gratificantes e felizes. A Bíblia apresenta certos princípios morais que vão beneficiar qualquer um desse mundo – fidelidade, modéstia, auto-controle,etc. Provérbios 22:3 é um exemplo de uma dessas verdades gerais. No entanto, o problema é que, sem Deus, o homem tem apenas esse mundo. Viver uma vida sem problemas não é nenhuma garantia de que estamos prontos para a próxima vida. Veja a parábola do fazendeiro rico em Lucas 12:16-21, e a conversa de Jesus com o jovem homem rico (e muito moral) em Mateus 19:16-23.

Sem Deus, o homem não encontra realização verdadeira, nem mesmo nessa vida mortal.Thomas Merton observou que o homem não tem paz com outros homens porque não está em paz consigo mesmo, e ele não tem paz consigo mesmo porque ele não tem paz com Deus.

A busca dos prazeres só por ter prazer é um sinal de tumulto interior, uma ilusão de felicidade do epicurista. Aqueles que procuram por prazer têm descoberto várias vezes, durante o curso da história, que as diversões temporárias da vida trazem desespero mais profundo. Aquele sentimento irritante de “algo está errado” é difícil de combater. O Rei Salomão se entregou a uma busca de tudo que esse mundo tem a oferecer, e registrou seus descobrimentos no livro de Eclesiastes.

Salomão descobriu que conhecimento, por si só, é fútil (Eclesiastes 1:12-18). Ele descobriu que prazer e riquezas são fúteis (2:1-11), que materialismo é uma tolice (2:12-23), e que riquezas são passageiras (capítulo 6).

Salomão conclui que a vida é um presente de Deus (3:12-13) e que a única forma sábia de viver é temendo a Deus: “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más” (12:13-14).

Em outras palavras, há mais para essa vida do que a dimensão física. Jesus enfatiza isso quando diz: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Não o pão (o físico), mas a Palavra de Deus (o espiritual) é o que nos mantém vivos. Blaise Pascal disse: “É em vão, oh homens, que procurais dentro de si mesmos a cura para todas as suas misérias.” O homem só pode achar vida e realização quando Ele reconhece a existência de Deus.

Sem Deus, o destino do homem é a morte.O homem sem Deus é espiritualmente morto; quando sua vida física acabar, ele tem que encarar morte espiritual – separação eterna de Deus. Na narrativa de Jesus sobre o homem rico e Lázaro (Lucas 16:19-31), o homem rico vive uma suntuosa vida de tranquilidade sem um pensamento de Deus, enquanto Lázaro sofre por sua vida mas conhece a Deus. É após suas mortes que os dois homens realmente compreendem a gravidade das escolhas que fizeram durante a vida. O homem rico “ergueu os olhos”, estando no tormento do inferno. Ele percebeu, já tarde, que há mais nessa vida dos que olhos podem enxergar. Enquanto isso, Lázaro é confortado no paraíso. Para ambos os homens, a duração curta da sua existência terrena não foi nada em comparação ao estado permanente de suas almas.

O homem é uma criação especial. Deus tem colocado uma consciência de eternidade nos nossos corações (Eclesiastes 3:11), e esse sentido de destino eterno pode achar sua realização apenas em Deus.


Leia mais:
http://www.gotquestions.org/Portugues/homem-viver-sem-Deus.html#ixzz3GvRZPpsl

domingo, 19 de outubro de 2014

Acaso existe qualquer fundamento na Palavra de
Deus para a existência de campanários, cruzes e outras
coisas que são construídas nessas assim chamadas
"igrejas"?
 Será que existe qualquer base na Palavra de Deus
para chamar esses edifícios de "igrejas"? A definição
bíblica de "igreja" é de uma reunião de crentes que,
pelo evangelho, foram chamados para fora, tanto
dentre os judeus como dentre os gentios, e são unidos
em um único corpo a Cristo, sua Cabeça no céu,
pela habitação do Espírito Santo. (At 11:22; 15:14;
20:28; Rm 16:5; 1 Co 1:2; Ef 5:25)

At 11:22- E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.

At 15:14- Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.

Atos-20:28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

Rm 16:5- Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.

1 Co 1:2- À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:

Ef 5:25- Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.



Que autoridade têm os cristãos para ornamentarem
seus lugares de adoração à semelhança do tabernáculo
e do templo da ordem judaica do Antigo Testamento?
Muitos desses edifícios, chamados de
"igrejas", são ornamentados com ouro e outros materiais
preciosos. Muitos desses edifícios, chamados
"igrejas", têm um altar. Outros têm partes do prédio
destacadas como sendo mais sagradas do que outras.
Que autoridade têm os cristãos para emprestarem
coisas assim do judaísmo, quando a Bíblia indica
que o cristianismo não é uma extensão da ordem
judaica, mas possui um caráter totalmente novo de
aproximar-se de Deus?

Hb 10:19- Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,

Hb 10:20  Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.

Hb 13:13- Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.

Jo 4:23- Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.


Jo 4:24-Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
Com que autoridade os cristãos denominam seus grupos eclesiásticos em honra de proeminentes e dotados servos do Senhor, como Luterana (Martinho Lutero), Menonita (Menno Simons), Metodista-

Wesleyana (John Wesley) etc., quando as Escrituras denunciam a formação de grupos de cristãos em  torno de um líder na igreja?
1 Co 1:12 -Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.

1 Co 1:13  Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo?

1 Co 3:3- Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?
1 Co 3:4  Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?
1 Co 3:5  Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um?
1 Co 3:6  Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
1 Co 3:7  Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
1 Co 3:8  Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão segundo o seu trabalho.

1 Co 3:9  Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
   A IGREJA

I TIMÓTEO2:4  Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

I TIMÓTEO2:5  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.

I TIMÓTEO2:6  O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.

I TIMÓTEO2:7  Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade.

I TIMÓTEO2:8  Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.

ATOS 20:28  Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
5  E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.

JUÍZES 17:5  E teve este homem, Mica, uma casa de deuses; e fez um éfode e terafins, e consagrou um de seus filhos, para que lhe fosse por sacerdote.

JUÍZES 17:6  Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos.

JUÍZES 21:25  Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos.

DEUTERONÔMIO 12:8 Não fareis conforme a tudo o que hoje fazemos aqui, cada qual tudo o que bem parece aos seus olhos.

Pv 21:2. COMO ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do SENHOR, que o inclina a todo o seu querer.

Como resultado
disso, existe hoje uma imensa variedade de opiniões
sobre a adoração cristã, e boa parte conflitante entre
si. Ao longo dos anos a maioria dos cristãos tem adorado
cada um à sua maneira ou segundo um estilo peculiar às
suas preferências pessoais e afiliação denominacional.
Atos-20:28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

Cremos que o padrão para a
adoração cristã e o ministério da Palavra, e também para o
governo da igreja, estejam na Bíblia, mas parece que a
maioria dos cristãos perdeu isto de vista.
1 Pd 3:15 Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,

Sendo assim, será que podemos apontar
a autoridade das Escrituras para o modo como nos reunimos
como cristãos para a adoração e o ministério da
Palavra? Ou será que estamos apenas seguindo as tradições
dos homens?
Um desafio ao fundamento bíblico do cristianismo
denominacional
01-Que autoridade nos dá a Palavra de Deus para
estabelecermos igrejas denominacionais ou não denominacionais
em meio ao testemunho cristão,
quando as Escrituras condenam a criação de seitas e
divisões entre os crentes?

1 Co 1:10 Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer.

1 Co 1:11 Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós.

1 Co 3:3 Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?

1 Co 3:5  Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o SENHOR deu a cada um?

1 Co 11:18 Porque antes de tudo ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
1 Co 11:18 E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.

02-Com que autoridade vinda de Deus os cristãos denominam
suas assim chamadas "igrejas" como Presbiteriana,
Batista, Pentecostal, Aliança, Cristã Reformada,
Anglicana etc., quando não há na Bíblia instruções
para nos reunirmos em qualquer outro nome
além do nome do Senhor Jesus Cristo?

Mt 18:20-Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

1 Co 5:4-Em nome de nosso SENHOR Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,


1 Co 5:5-Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do SENHOR Jesus.

AULA DE TEOLOGIA LIVROS POÉTICOS

AULA DE TEOLOGIA -LIVROS HISTÓRICOS DO VT PARTE 1

AULA DE TEOLOGIA -LIVROS HISTÓRICOS DO VT PARTE 1

AULA DE TEOLOGIA -CARTAS PAULINAS

AULA DE TEOLOGIA-O ESPÍRITO SANTO NA BÍBLIA, SUA PESSOA E OBRA

AULA DE TEOLOGIA - CARTAS GERAIS DO NT

AULA DE TEOLOGIA -CRISTOLOGIA

AULA DE TEOLOGIA - HISTÓRIA DA IGREJA PRIMITIVA

AULA DE TEOLOGIA PERÍODO INTERBÍBLICO

AULA DE TEOLOGIA - EVANGELHO DE JOÃO

VÍDEO AULA DE TEOLOGIA HERMENÊUTICA BÍBLICA ESCOLA DOS GIDEÕES

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A TENDA NA ROCHA: A Luz Resplandece nas Trevas

 A Luz Resplandece nas Trevas

E a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam" Jo1: 5

Conforme descrito no Evangelho de João "as trevas não compreenderam a luz". A luz representa a vida, o bem, representa Jesus. João diz que Jesus veio para testificar da luz Jo 1:8. As trevas, é uma representação da ausência de luz, é a oposição: escuridão, morte, abismo, Satanás.

Jesus é luz e também é toda a Palavra de Deus: Antigo e Novo Testamento ( Ap 22:13). Jesus é o principio e o fim de toda história de vida da humanidade: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, o primeiro e o derradeiro" Ap 22:13. Dizer que "as trevas não compreenderam a luz", implica afirmar que Satanás não compreende Jesus nem a Bíblia Sagrada. Como? Mas ele não sabe todo o Livro Santo de capa a capa?! Tiago até afirma que "os demônios crêem, e estremecem"! Tg 2:19.

Satanás conhece, mas não compreende. Para viver a Palavra de Deus, é necessário recebê-la em seu coração. Quando compreendemos a mensagem de Salvação, ela produz em nós resultados: Arrependimento, confissão, transformação. Somos gerados novamente: "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela Palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre" I Pedro 2:23.

E por que ele não compreende?! Porque sua essência é totalmente corruptível. Não há luz nele, nem um respingo sequer do tamanho da cabeça de um alfinete. Ele é totalmente trevas, densas e impenetrável, incapaz de absorver luz: “Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, pai da mentira" Jo 8:44.

Ao usar a Palavra de Deus, o diabo o faz de maneira deturpada, mentirosa. Ele cita a verdade, porém, adiciona sua porção de mentira porque acredita que sua mentira é mais elevada que a verdade. Que o mal poderá vencer o bem. Foi assim com Jesus no deserto: "Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo porque está escrito: Mandará aos seus anjos acerca de ti, para que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces o teu pé em pedra alguma" Lc 4:1o. Uma referência ao Salmo 91:11-12.

A Palavra de Deus Nas Mãos do Inimigo-No mundo inteiro pessoas estão sendo enganadas pelas ofertas do diabo que se utilizando das Escrituras Sagradas formula seitas, heresias, religiões que estão bem distantes da Verdade. O fermento levedou toda a massa tornando-a impura. O que dizer da doutrina do purgatório? Da reencarnação? Dos muitos "santos intercessores"? Da mediunidade e de tantas outras doutrinas que conduzem ao inferno, à morte?! A Bíblia está sendo usada de maneira errada, fora do contexto para apoiar as mentiras do pai da mentira. Não foi assim que ele agiu com Jesus na tentação do deserto? Continua a fazer em nossos dias. Todos os livros que se dizem sagrados, pertencentes às outras religiões se utilizam da Bíblia para sustentar suas ofertas diabólicas.

Judas protótipo de Lucifer-Existem muitas especulações sobre os reais motivos que teriam movido Judas a entregar Jesus para ser morto. Como, alguém, sendo discípulo de Cristo, tendo convivido com Ele, pode traí-Lo? Judas conhecia Jesus (por vista), mas era incapaz de compreender Sua vontade. Em Judas habitava as trevas. Talvez ele tenha pensado que Jesus fugiria da cruz realizando prodígios, como de costume. Judas estava preocupado com o seu status, com a sua forma de ganhar dinheiro ilicitamente, a idéia de um Messias crucificado e morto era inconcebível! Judas não compreendia o poder que emana da luz, que ressuscita mortos. Os que agem como Judas, ouvem a Palavra, convivem com os discipulos de Cristo mas não se arrependem a ponto de aceitar a Verdade do Evangelho em seu coração, estão imersos em trevas.

“Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor" Cl 1:13

As Boas Novas do Evangelho é a Luz que viria resgatar os homens do pecado e da escuridão: "Te dei para Luz dos gentios para seres a minha Salvação até a extremidade da terra" Is 49:6. Para Lúcifer e seus anjos não há mais salvação. Ele é irreconciliável porque nunca, jamais receberá Cristo Jesus em seu coração. Ele não compreende a Luz. Para nós ainda existe Salvação. Para esse propósito Deus enviou Seu Filho Jesus. Ao conduzi-Lo à morte, Satanás achou que Ele estaria derrotado, mas não! Deus já tinha um plano! Um plano que significa Luz para as Nações, para os que querem ser transportados das trevas para a Luz. Um pequenino feche de Luz é capaz de transformar todo o ambiente.

Deixe A Palavra de Vida transformar seu mundo. É verdade, aonde a Luz chega à sujeira aparece. Ela traz à tona o que estava oculto. Os pecados que lhe escravizavam, detestam a Luz, porque ela o envergonha. Por esse motivo tantas pessoas rejeitam a Luz que é Jesus. Pode ser que seja dolorido a renúncia, a zombaria das pessoas, mas a recompensa é muito maior, Aleluia! Deus te dará forças para você vencer. Te sustentará fortemente pelas mãos e te conduzirá as veredas eternas de Paz e alegria. Acredite. Em Deus somente há Luz. Ele nos deseja todo o bem. Nele não há engano.

Não deixe que nada neste mundo roube sua paz, sua Salvação. Converse com Deus em oração, confesse suas culpas, fraquezas, derrame-se diante Dele e ouvirá Sua doce voz e sentirás o calor dos Seus braços. Depois procure um lugar para congregar e permaneça firme na Palavra de Deus. Grandes vitórias Ele te dará. Creia.


Wilma Rejane
Quantas vezes aparece na Bíblia o nome Diabo e Satanás?
Satanás aparece 59 vezes (23 no AT  e 36 no NT) e demônio 37 vezes (no Novo Testamento). A palavra  “satanás” é de origem hebraica, enquanto que "diàbolos" (diabo/demônio) é grega.  Esse segundo termo foi usado pelos tradutores gregos da Bíblia (LXX) para traduzir nessa língua a palavra hebraica "Satanás". 
’Satanás’ significa ‘adversário’, ‘acusador’ e indica um tipo de ministério público que no livro de Jó é descrito como presente na corte celeste e tem a função de denunciar os pecados das pessoas. ‘Diabo’, invés, significa, em grego, ‘aquele que divide’ e o termo tem somente uma sentido negativo: é aquele que tenta, que procura com todos os meios de separar o homem de Deus. Este aspecto predominerá na concepção bíblica e Satanás se torna a presença obscura na história, que tenta fazer com que a balança da liberdade humana pese mais na direção do mal, em oposição à graça divina que faz com que ela pese para o lado do bem.
Cristo fala diretamente com o demônio, como se fala com um interlocutor pessoal. Os diálogos de Jesus com ele representam um tipo de batalha contra o mal. O ‘adversário’, de fato, espalha o joio da corrupção; tem seguidores entre os quais podem aparecer até mesmo os discípulos de Jesus. É famoso o caso quando Jesus reage contra Pedro definindo-o um ‘satanás’ por que ‘não pensa conforme Deus, mas segundo os homens’ rejeitando o caminho da cruz (Mateus 16,23).



Se você chegou até este artigo provavelmente está buscando uma mudança na atenção que tem dado ultimamente à leitura da Bíblia Sagrada. Provavelmente você está lendo pouco, talvez nem lendo a Palavra de Deus no seu dia a dia. O resultado disso eu posso prever: está fraco espiritualmente, desanimado, triste consigo mesmo, sentindo-se um pouco (ou muito) distante de Deus. Talvez esteja até estressado ou depressivo com toda essa situação. Mas não desanime! Eu vou te ensinar como mudar esse quadro em apenas 24 horas!
Como melhorar sua leitura da Bíblia em 24 horas:
1-) Comece hoje
Uma das maiores pragas em nossa vida chama-se procrastinação. É aquele ato de ficar adiando as coisas. Amanhã eu faço! Na segunda eu começo! No começo do mês vou resolver isso! Sempre vamos dando desculpas e empurrando as coisas com a barriga. Por isso, para melhorar sua leitura da Bíblia ainda hoje você precisa começar. Isso não significa que você vai ler a Bíblia inteira hoje! Calma! Significa que você decidiu colocar o pé no primeiro degrau dessa longa escada. A palavra aqui é decisão! Decida que vai começar e comece! 100% das pessoas que nunca começam nunca farão nada!
2-) Organize-se hoje
A segunda maior praga de nossa vida chama-se desorganização. Acordamos de manhã e nem temos ideia do que preencherá o nosso dia. Vamos vivendo na filosofia “deixa a vida me levar”. Qual o grande mal disto? Muitas coisas importantes ficam fora de sua agenda por causa da falta de planejamento. Se você quer melhorar sua leitura da Bíblia ainda hoje, organize seu dia, suas atividades de hoje. Pense com carinho naquilo que pretende fazer nas 24 horas que Deus te deu. Seja o dono de sua agenda e não deixe pessoas ou coisas dominá-la. Seu tempo é seu, por isso, aja de acordo com essa realidade. Não aja como se a sua agenda fosse dos outros.
3-) Priorize hoje
A terceira maior praga de nossa vida chama-se falta de priorização. Priorizar algo é colocar aquilo que tem maior importância em nossa escala de valores nos primeiros lugares da nossa atenção. Entre dar atenção para um filho e ficar horas e horas à toa vendo TV, certamente que a prioridade é o filho. Ou não? A nossa vida é feita de muitas tarefas que requerem nossa atenção. O fato é que não temos tempo para todas elas. Teremos de priorizar. A leitura da Bíblia é sua prioridade hoje? Não? Pois deveria ser. Comece hoje, organize-se e priorize a leitura da Bíblia em algum momento do seu dia. Priorização é tudo em um mundo tão corrido como o nosso!
4-) Um pouco por dia começando de hoje
A quarta maior praga de nossa vida chama-se desespero. Olhamos para a Bíblia como um todo e sentimos que não somos capazes de ler tudo aquilo, de entender, nos desesperamos. Então tomamos a brilhante decisão de nem tentar ler já que parece algo que não conseguiremos. Um erro! Desespero puro! Uma grande jornada começa com o primeiro passo. Coloque em sua mente o lema: um pouco por dia! Você não consegue ler a Bíblia toda em um dia, mas e um capítulo? E dois, três capítulos? Certamente que consegue, não é verdade! E por que não lê? Estima-se que um capítulo da Bíblia leve em média 5 minutos para ser lido. Você não tem 5 minutos para dedicar a Deus no dia de hoje? Que feio, hein! Comece hoje, organize-se, priorize e faça um pouco por dia para chegar longe. Um capítulo da Bíblia lido por dia (5 minutos) fará com que em um ano você tenha lido 365 capítulos. Viu como dá pra ir longe andando um passo de cada vez?
5-) Pense hoje no amanhã
A quinta maior praga de nossa vida chama-se falta de planejamento do amanhã. Isso significa que muitas pessoas não programam as coisas importantes que desejam que aconteçam em sua vida no futuro. Quando chegar amanhã eu decido, muitos pensam. Mas o mais sábio a fazer é separar um pouquinho do hoje para pensar o amanhã. Como será sua leitura da Bíblia amanhã? Em que horário? Em que lugar? Em quanto tempo? Quantos capítulos? Quantos minutos para orar? Pense hoje num amanhã em que Deus estará presente! O segredo é colocar Deus em sua prioridade hoje e se programar hoje para que Deus seja sua prioridade amanhã! Não deixe para tentar priorizar Deus quando a correria do dia a dia já estiver te envolvendo e te levando para longe do Senhor. Pense hoje no amanhã.
Assim, creio que seguindo essas dicas nas próximas 24 horas, sua leitura da Bíblia vai melhorar em 1000%. Tenho certeza disso!