quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

“Não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo” Salmo 23:13-16

13 Davi apresenta um segundo motivo para sua confiança: Jeová protege suas ovelhas. Lemos: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra tenebrosa, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; tua vara e teu bastão são as coisas que me consolam.” (Salmo 23:4) Davi fala aqui de uma forma mais íntima, dirigindo-se a Jeová com o pronome “tu”. Isso não nos surpreende, pois ele está falando sobre como Deus o ajudou a perseverar em provações. Davi tinha andado por muitos vales tenebrosos — momentos em que sua vida esteve ameaçada. Mas ele não permitiu que o medo o dominasse, pois sabia que Deus — com Sua “vara” e seu “bastão” de prontidão — estava com ele. Estar ciente dessa proteção consolou Davi e sem dúvida o achegou mais a Jeová (DEUS). 
14 Como Jeová (DEUS) protege suas ovelhas hoje? A Bíblia nos assegura que Jeová nunca permitirá que nenhum inimigo — demônio ou humano — consiga eliminar suas ovelhas da Terra. (Isaías 54:17; 2 Pedro 2:9) No entanto, isso não significa que nosso Pastor nos protegerá de toda calamidade. Passamos por problemas comuns aos humanos, e enfrentamos oposição que ocorre com todos os cristãos verdadeiros. (2 Timóteo 3:12; Tiago 1:2) Há momentos em que podemos, por assim dizer, andar “pelo vale da sombra tenebrosa”. Por exemplo, podemos enfrentar a morte por perseguição ou por problema de saúde. Ou talvez alguém que amamos fique à beira da morte ou até mesmo morra. Durante esses momentos que parecem os mais tenebrosos, nosso Pastor está conosco e nos protege. Como? 
15 Jeová (DEUS) não promete uma intervenção milagrosa. Mas podemos ter certeza de que ele nos ajudará a superar quaisquer obstáculos. Ele pode nos dar a sabedoria para lidar com “diversas provações”. (Tiago 1:2-5) O pastor usa sua vara ou bastão não apenas para afastar predadores, mas também para guiar as ovelhas na direção certa. Jeová (DEUS) pode nos “guiar”, talvez usando um companheiro de adoração para nos ajudar a aplicar conselhos bíblicos que farão uma grande diferença no nosso caso. Além disso, Jeová pode nos dar força para perseverar. (Filipenses 4:13) Por meio de seu espírito santo, ele nos dá “poder além do normal”. (2 Coríntios 4:7) O espírito de Deus pode nos capacitar a enfrentar qualquer teste que Satanás coloque no nosso caminho. (1 Coríntios 10:13) Não é consolador saber que Jeová (DEUS) está sempre pronto para nos ajudar? 
16 Portanto, não importa que vales tenebrosos tenhamos de cruzar, não temos de fazê-lo sozinho. Nosso Pastor está conosco, ajudando-nos de maneiras que talvez nem percebamos à primeira vista. Veja o que aconteceu com um ancião cristão quando soube que tinha um tumor maligno no cérebro. “Tenho de admitir que a princípio fiquei me perguntando se Jeová (DEUS) estava zangado comigo ou se realmente me amava. Mas estava decidido a não me afastar dele. Em vez disso, orei falando sobre as minhas angústias. E Jeová me ajudou, muitas vezes me consolando por meio de minhas irmãs e meus irmãos cristãos. Recebi muitas sugestões práticas baseadas nas suas experiências de lidar com doenças graves. Seus comentários equilibrados me fizeram ver que a minha situação era bem comum. Recebi bondosas ofertas de ajuda e pude perceber que Jeová não estava triste comigo. É claro que tenho de continuar lutando contra a minha doença, e não tenho certeza do futuro. Mas estou convencido de que Jeová está comigo e de que continuará a me ajudar a perseverar nessa provação.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário