sábado, 29 de novembro de 2014

  PASTOR CARLOS E A VERDADE
ATOS 2:4-13  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5  E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6  E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7  E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
8  Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9  Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia,
10  E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
11  Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12  E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13  E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.

Veja estamos vivendo aqui um momento muito especial, em Jerusalém estavam reunidos para a festa de pentecostes, estavam vindo da festa da páscoa, estavam celebrando terminaram a festa da Páscoa esperando Pentecostes, a festa de Pentecostes 50 dias depois da morte de Jesus, ele Morreu ressuscitou e ficou quarentas dias aqui na terra acendeu ao Céu, 10 dias ficaram os discípulos, não era só os doze eram mais de 120, esperando a Unção do espírito Santo.Ai então eles recebem um Dom específicos. Um Dom que até agora na bíblia nós não encontramos, nem nos antigos testamentos e nem nos evangelhos, nós encontramos a referencia dos dons de línguas Jesus dizendo, vocês vão receberem um dom de referencia o dom de idiomas, e você percebeu que é um dom de idiomas, porque existiam pessoas de todas as regiões, porque elas vinham pra essas festas desde que ocorreu a diáspora e os Judeus se espalharam pelo mundo, eles vinham a Jerusalém para adorar, e agora estava ali pessoas de varias nacionalidades e eles falavam, esses daí não são Galileu, como nós estamos entendendo em nossa própria língua materna, nativa, como? Por isso eles perguntam no verso 12; O que isso quer dizer? Quando você nasceu Deus não lhe deu um dom e um propósito! Claro que sim , Cada dom tem um propósito muito claro e especifico e qual o propósito dom de língua aqui em Atos 2! Era porque a pregação do evangelho precisava chegar em todo mundo, agora você imaginou Pedro aprendendo um novo idioma! Ele que era uma pessoa simples, que nunca tinha tido oportunidade de passar nas escolas dos profetas de sua época. Deus concedeu aquele dom para que eles de maneira sobre natural aprendesse um outro idioma com um propósito especifico para que a pregação do evangelho fosse levado a todas as nações, porque lógico que essas pessoas do livro de Atos estar dizendo que mais de 3.000 pessoas se converteram naquele dia, eles levaram as boas novas cada um para sua terra. O mesmo livro de Atos diz que Paulo chegava em algumas cidades que ele pensava que não tinha ainda o evangelho penetrado e já tinha, já se encontrava igrejas ali, porque a Unção do espírito Santo na vida de Pedro ele falou e as pessoas entenderam, agora eu pergunto será que existe algum texto na bíblia onde as pessoas falam e ninguém não entende! Eu digo a você que não, mas algumas pessoas dizem que sim, bom vamos entrar em contato com um trecho muito importante.
Agora eu quero falar com muito carinho para vocês que são pentecostal, toda a sua Doutrina ela é baseada em um único verso que é: I Coríntios 14:2, agora uma doutrina bíblica ela não pode ser baseada em um único verso.
Se eu pego uma único verso para fazer uma doutrina, se eu posso pegar um verso bíblico e fazer uma doutrina eu pego o verso que Judas foi e si matou, se eu pego esse verso eu crio a religião daqueles vão e se matam. Eu não  posso basear toda a minha filosofia cristã em cima de um único verso, e nós temos que entender textos mais complexo a luz de textos mais simples o texto de Atos que lemos do capitulo 2:4-12 ele é muito claro.
Aqui Pedro falava e o povo falava e cada pessoa entendia em sua própria língua um dom especifico de Deus com um propósito especifico mais vamos para I Coríntios 14:2. Vamos entender um pouco do que estar acontecendo aqui:Nós encontramos um texto aparentemente controverso será que de fato é, será que nos não estamos em algum momento embolando as coisas, talvez elas sejam mais simples do que agente imagina.


I Coríntios 14:2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.
O dom de língua é bíblico é! “Jesus falando”.

Jesus cristo a quem você ama o nosso salvador, não importa que você seja Presbiteriano, católico, metodista, se você é da assembléia de Deus, Universal, reino da Graça, espíritas, e tantas outras religiões. Independente de qualquer denominação que você professe, Jesus disse que acompanharão esses sinais, falarão novas línguas, mais agora você precisa aprender alguma coisa veja a língua Grega.
A língua grega é muito diferente da língua portuguesa, nós só temos uma palavra para falar que uma coisa é nova. Como nova línguas,novos idiomas,novos carros, e etc.
1-Kainós - traduzido por novo, mais é um novo já existente;ex: o amigo seu diz vem ver o meu carro novo, e ele apresenta um carro do ano 2007 mais é um carro novo pra ele. O novo que já existe isso é Kainós.
2- Neos - Esse é algo inédito: Ex - Você tem um filho e diz esse aqui é o meu filho mais novo,(KAINÓS) agora você diz minha mulher estar grávida e vai dar a luz a uma nova filha(NEOS) Algo que ainda vai existir. O grego trabalha essa dualizarão então o por quer dessa duas palavras distintas. Então quando você diz novas línguas é KAINÓS e não NEOS. Ou seja línguas que já existiam, novas línguas pré-Existentes, agora vamos encontrar na Bíblia quando foi o primeiro movimento ou momento, onde o dom de língua se manifestou. O primeiro, o original aquele que deu o start, aquele que deu o crescimento do Dom de língua em todo cristianismo. Antes e irmos para Atos,vamos ver aqui nesse dicionário de expressões bíblicas o que significa Dom de Línguas. Dicionário produzido pela assembléia de Deus a CPAD.
DOM DE LINGUAS:É o Dom sobrenatural de falar em outro idioma sem que tenha aprendido.
Agente tem um texto Básico para isso.
Então veja para o movimento de uma das Igrejas pentecostais do mundo a definição meu amigo é essa, é o dom que o individuo tem de falar outras línguas sem quem as tenhas aprendido. Conhecer sem ter aprendido o idioma e isso é um Dom sobre-Natural.Essa é uma definição teológica a respeito do assunto.
Agora vamos ver o que a bíblia diz, o que ela nos ensina a esse respeito, é se as condições teológica condiz com o que a Bíblia diz.
ATOS 2:4-13  E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5  E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6  E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.

7  E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
             DONS DE LÍNGUAS

O principio da leitura bíblica é Orarmos ao Pai para que ele nos guie durante o estudo da palavra das Sagradas Escrituras.
Oremos: Querido Pai nós vamos nesse momento abrir a tua palavra ela precisa fazer a diferença em nossas vidas mais uma vez. Por isso use-nos  a todos nós a mim que vou falar e todos aqueles que vão ouvir , não importa se alguém esteja gravando estar mensagem, o que importa é que tua mensagem seja poderosa é o que ti pedimos em teu nome e em nome de Jesus.Amém
A mensagem de hoje ela é  polemica, mais não que a bíblia o faça polemica, ela não é controvérsia por quer encontramos textos destoante dentro da Bíblia, mais ela é assim por causa da nossa confusão mental ou por conta dos nossos erros de interpretação Bíblica.
Como sabemos o tema é o DOM DE LINGUA.
Por algum momento já ouvirmos alguém falando em dons de línguas estranhas em alguma Igrejas. Talvez aqui alguma pessoa passou por essa experiência, dizendo ter recebido o dom de língua através do espírito santo, você tenha sido batizado pelo espírito santo e ter começado a falar em línguas que nem você mesma entende, talvez você fale e tenha alguém que interprete eu não sei; mais o fato é que no mundo existem 585 milhões de pessoas que crêem na doutrina do Dom de língua onde as pessoas falam de maneira irracional porque elas mesma não consegui entender e racionalizar aquilo que elas estão falando, mais elas afirmam ter uma sensação tão poderosa, tão linda com uma paz tão grande que chegam a atribuir essa experiência ao espírito santo, vamos começar essa mensagem de hoje com a Bíblia e terminar com. ela. Eu queria que você abrisse sua Bíblia no livro de Provérbios 16:25.
Provérbios 16:25 Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.

Vou fazer uma pergunta!
Será  que em algum momento você dirigido seu carro, você tinha certeza que esse era o caminho certo, e em determinado momento você percebe que as paisagens do lugar são diferentes e você começa a perceber que aquele caminho não é o caminho certo, e você teve que tomar uma decisão continuar no caminho errado ou ter que voltar;todos nós voltamos até nos acharmos. É complicado nós mudarmos os caminhos de nossas vidas sobre tudo quando nós indicamos aquele caminho para pessoas que nos amamos.
Agora eu vou fazer uma pergunta para vocês no começo dessa mensagem.e no final da mensagem de hoje.
Se você tivesse que decidir entre as suas sensações entre seus sentimentos, entre os seus sentidos,entre suas experiência espiritual na sua igreja e o que a bíblia ensina, com quem você fica!
Você confia mais no que você senti na sua percepção subjetiva de um fato ou você confia mais na bíblia. Essa pergunta você vai ter que responder um dia em sua vida. Você confia mais na sua mente.na sua ração, na sua lógica na quilo que você viu, naquilo que você ouviu.ou você confia mais na palavra que Deus diz; respondendo essa pergunta você acaba decidindo o seu futuro.Agora é de importância levar a palavra que cristo disse.            

João 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
Só existe prazer onde existe a liberdade,e a liberdade só existe na palavra de Deus.

João 17:17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
A verdade não é o que eu penso. A verdade não é o que e creio, a verdade não é o que eu sinto, a verdade como Jesus definiu foi a palavra de Deus.

Eu pergunto!
Se você descobriu pela bíblia que seu caminho não é o caminho certo que você faz!
Todos nós cremos em Milagres, em curas isso é Bíblico, nós acreditamos nisso agora o mesmo cristo que disse que em nome dele,expulsaríamos demônios, curaríamos, também foi o mesmo cristo que disse cuidado porquer existem pessoas que fazem essas coisas, mais não fazem no meu nome eu não os conheço embora citem o meu nome, mas eu não os conheço.
Provérbios 16:25  Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte.

Vamos falar mais a respeito do que disse o nosso sábio Salomão.
MARCOS 16:17
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas.

NÃO EXISTEM PASTORES NA TERRA.

                                            NÃO EXISTEM PASTORES NA TERRA.




Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, MASHIA_(Jesus Cristo homem).

                                                                             
                                                                              ( JOÃO 10:2)
Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
                                                                              (JOÃO 10:11)
Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Observação;  Nos últimos tempos eu tenho observado que a verdade não é falada nesses lugares que se chama Igrejas a qual não é: O nosso salvador deus a vida por você, e por quer vocês estão dando a sua vida, seu dinheiro, sua paz para mercenários que não são pastores?
                                                                             (JOÃO 10:12)
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.

Observação; Eles oferecem curas, libertação, Emprego,Prosperidade e etc. Tudo no nome de Deus:E os Hospitais cada dia mais cheios de doentes, desempregados, oprimidos enfermos.
Uma pergunta se você ficado ente você vai para uma Igreja ou para um hospital?
Se eles ou as esposas e filhos deles ficarem doentes eles vão para onde?
Eles oferecem curas para o povo e eles mesmos vão para o Hospital, buscar a cura em Médicos Humanos? Até quando o povo vão ficar aprisionado dentro de um cativeiro?

Gente os lideres das Igrejas não são abençoados pelo Deus de Abraão, Isaac e Jacó, e nem pelo filho de Deus Jesus o Messias de Israel, e sim pelo próprio Povo.

Quando você chega perto de um pássaro ele voa com medo de ficar preso em uma gaiola, assim tinha que ser as Ovelhas, Sai fora quando esses cães gulosos chegarem perto de vocês. As ovelhas são libertas e eles querem colocar as ovelhas no cativeiro.
                                                                            

                                                                            (MT23:15)
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

Você quer ser duas vezes mais  filho do inferno  do que seu Líder? Então saia fora desses lugares, você é a casa do eterno salvador, ele estar dentro de você.
                                                                          (JOÃO 4:22)
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
                                                                          (JOÃO 4:23)
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
                                                                          (JOÃO 4:24)
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Infelizmente o povo estar enraizado com doutrinas demoníacas e só sabem e só conseguem adorar dentro de sinagogas, onde o Criador não estar lá.
                                                                           (MT-6:5)
E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

                                                                           (MT-6:6)

Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.



domingo, 9 de novembro de 2014

O livro de João foi escrito originalmente em grego. Em grego, existem duas palavras distintas que significam amor: Agapao e Phileo. No original Agapao significa o amor princípio, o amor que Deus tem para conosco, infinito e puro. Phileo é o amor sentimento que podemos ter por um amigo, por atração física, etc. O amor agapao ou agape, é um amor mais amplo que o amor phileo.
Quando Jesus pergunta para Pedro se ele o ama, Jesus usa o verbo Agapao, querendo saber se Pedro é capaz de amá-lo com todo o seu coração, de forma profunda e incondicional. Contudo, Pedro responde que o ama com o verbo Phileo, ou seja, Pedro o amava de forma incompleta.
Lembra-se quando Pedro negou a Jesus antes da crucificação? Pedro tinha dito a Jesus que jamais o negaria, mas na hora H, ele falhou. A Bíblia relata que Pedro chorou amargamente depois disso.
No capítulo de João, onde Cristo tem esta conversa com Pedro, Jesus faz a mesma pergunta três vezes, para que Pedro refletisse na resposta que estava dando, e reconhecesse que não podia ser fiel a Deus sem a ajuda de Cristo.
Mas algo surpreendente ocorre na terceira vez que Jesus pergunta a Pedro “você me ama?” (João 21:17) Jesus agora usa a expressão phileo. Dando a entender que Jesus aceita o amor de Pedro por ele, mesmo sendo limitado pela fragilidade humana.
Outros Versículos encontrados:
O homem enriqueceu, e a sua riqueza conti­nuou a aumentar, até que ficou riquíssimo. 
Que Deus lhe conceda
do céu o orvalho
e da terra a riqueza,
com muito cereal e muito vinho.
Gênesis 27:28
Jacó, porém, ouviu falar que os filhos de Labão es­tavam dizendo: "Jacó tomou tudo que o nosso pai tinha e juntou toda a sua riqueza à custa do nosso pai".
Gênesis 31:1
Toda a riqueza que Deus tirou de nosso pai é nossa e de nossos filhos. Portanto, faça tudo quanto Deus lhe orde­nou".
Gênesis 31:16
Não digam, pois, em seu coração: 'A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza'.
Deuteronômio 8:17
Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Deuteronômio 8:18
Eles convocarão povos para o monte
e ali oferecerão sacrifícios de justiça;
farão um banquete
com a riqueza dos mares,
com os tesouros ocultos das praias".
Deuteronômio 33:19
O Senhor é quem dá
pobreza e riqueza;
ele humilha e exalta.
1 Samuel 2:7
Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isso e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça,
1 Reis 3:11
Mas eu não acreditava no que diziam, até ver com os meus próprios olhos. Na realidade, não me contaram nem a metade; tu ultrapassas em muito o que ouvi, tanto em sabedoria como em riqueza.
1 Reis 10:7
A riqueza e a honra vêm de ti;
tu dominas sobre todas as coisas.
Nas tuas mãos estão a força e o poder
para exaltar e dar força a todos.
1 Crônicas 29:12
Ó Senhor, nosso Deus, toda essa riqueza que ofertamos para construir um templo em honra ao teu santo nome vem das tuas mãos, e toda ela pertence a ti.
1 Crônicas 29:16
Morreu em boa velhice, tendo desfrutado vida longa, riqueza e honra. Seu filho Salomão foi o seu sucessor.
1 Crônicas 29:28
O Senhor firmou o reino de Josafá, e todo o Judá lhe trazia presentes, de maneira que teve gran­de riqueza e honra.
2 Crônicas 17:5
Josafá tinha grande riqueza e honra e aliou-se a Acabe por laços de casamento.
2 Crônicas 18:1
Durante cento e oitenta dias ele mostrou a enorme riqueza de seu reino e o esplendor e a glória de sua majestade.
Ester 1:4
Hamã vangloriou-se de sua grande riqueza, de seus muitos filhos e de como o rei o havia honrado e promovido acima de todos os outros nobres e oficiais.
Ester 5:11
Os famintos devoram a sua colheita,
tirando-a até do meio dos espinhos,
e os sedentos sugam a sua riqueza.
Jó 5:5
Alguma vez pedi a vocês
que me dessem alguma coisa?
Ou que da sua riqueza
pagassem resgate por mim?
Jó 6:22
Nunca mais será rico;
sua riqueza não durará,
e os seus bens
não se propagarão pela terra.
Jó 15:29
Seus filhos terão que indenizar
os pobres;
ele próprio, com suas mãos,
terá que refazer sua riqueza.
Jó 20:10
'Certo é que os nossos inimigos
foram destruídos,
e o fogo devorou a sua riqueza'.
Jó 22:20
se me regozijei
por ter grande riqueza,
pela fortuna que as minhas mãos
obtiveram,
Jó 31:25
Acaso a sua riqueza, ou mesmo
todos os seus grandes esforços,
dariam a você apoio
e alívio da aflição?
Jó 36:19
Melhor é o pouco do justo
do que a riqueza de muitos ímpios;
Salmos 37:16
Sim, cada um vai e volta como a sombra.
Em vão se agita, amontoando riqueza
sem saber quem ficará com ela.
Salmos 39:6
"Veja só o homem
que rejeitou a Deus como refúgio;
confiou em sua grande riqueza
e buscou refúgio em sua maldade!"
Salmos 52:7
Grande riqueza há em sua casa,
e a sua justiça dura para sempre.
Salmos 112:3
concedendo riqueza aos que me amam
e enchendo os seus tesouros.
Provérbios 8:21
As mãos preguiçosas
empobrecem o homem,
porém as mãos diligentes
lhe trazem riqueza.
Provérbios 10:4



1 Timóteo 6:7-10

Pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram com muitos sofrimentos. 



Pois o Senhor, o seu Deus, os está levando a uma boa terra, cheia de riachos e tanques de água, de fontes que jorram nos vales e nas colinas; terra de trigo e cevada, videiras e figueiras, de romãzeiras, azeite de oliva e mel; terra onde não faltará pão e onde não terão falta de nada; terra onde as rochas têm ferro e onde vocês poderão extrair cobre das colinas. "Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem o Senhor, o seu Deus, pela boa terra que deu a vocês. Tenham o cuidado de não se esquecer do Senhor, o seu Deus, deixando de obedecer aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus decretos que hoje ordeno a vocês. Não aconteça que, depois de terem comido até ficarem satisfeitos, de terem construído boas casas e nelas morado, de aumentarem os seus rebanhos, a sua prata e o seu ouro e todos os seus bens, o seu coração fique orgulhoso e vocês se esqueçam do Senhor, o seu Deus, que os tirou do Egito, da terra da escravidão. Ele os conduziu pelo imenso e pavoroso deserto, por aquela terra seca e sem água, de serpentes e escorpiões venenosos. Ele tirou água da rocha para vocês e os sustentou no deserto com maná, que os seus antepassados não conheciam, para humilhá-los e prová-los, a fim de que tudo fosse bem com vocês. Não digam, pois, em seu coração: 'A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza'. Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê. 

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Inclina, ó Deus meu, os ouvidos e ouve; abre os olhos e olha para a nossa desolação e para a cidade que é chamada pelo Teu nome, porque não lançamos as nossas súplicas perante a Tua face fiados em nossas justiças, mas em Tuas muitas misericórdias." Daniel 9:18

AS CIDADES ANTIGAS ERAM CERCADAS DE ALTOS MUROS. Às vezes, parte de um muro caía, deixando os habitantes vulneráveis aos ataques. Homens fortes logo se punham nas brechas para proteger os cidadãos adormecidos. Em uma época de apostasia nacional, Deus disse a Ezequiel: "Busquei entre eles um homem que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante Mim, a favor desta terra, para que Eu não a destruísse; mas a ninguém achei" (
Ezequiel 22:30). Então, Ele permitiu que os babilônios destruíssem Jerusalém, devastassem Judá e levassem seu povo cativo.

Existiram grandes intercessores na história da Bíblia. Abraão intercedeu quanto pôde com Deus em favor da população ímpia de Sodoma (
Gên. 18:16-19:29). Moisés pleiteou em favor de Israel rebelde, disposto a ter seu próprio nome riscado do livro da vida para que eles pudessem viver (Êxo. 32:31 e 32). Neste papel, Daniel é semelhante a Jesus, que sempre vive para fazer intercessão por nós (Heb. 7:25).

Daniel, Filho de Deus - 
Dan. 2:14-23

Sendo membro da família real, Daniel cresceu na corte do bom rei Josias. Quando criança, ele sem dúvida leu o livro de Deuteronômio, recém-descoberto, depois de estar perdido durante o reinado do mau rei Manassés (
II Crôn. 34:14Deut. 31:24-26). Ouvindo o rei Josias jurar seguir o Senhor e obedecer às palavras do concerto escrito no livro (II Crôn. 34:31), seu jovem coração deve ter-se emocionado com a resolução de fazer o mesmo. Dali em diante, o livro de Deuteronômio provavelmente foi uma influência profunda em sua vida.

O menino Daniel deve ter ouvido Jeremias apelar ao povo de Judá para voltar a seu divino Marido (
Jeremias 3); e deve ter ficado desalentado por sua obstinada resistência. Quando Daniel era adolescente, um evento trágico aconteceu – o rei Josias morreu em batalha. Daniel deve ter lamentado profundamente, junto com Jeremias e todo o povo (II Crôn. 35:23-25). Os sucessores de Josias foram homens fracos que se rebelaram contra o poder nascente de Babilônia, levando Nabucodonosor e seus exércitos a entrar em Jerusalém, saquear o templo, capturar alguns reféns da família real e levá-los consigo para uma jornada de aproximadamente 750 quilômetros até Babilônia (Dan. 1:3 e 4). Daniel foi um desses reféns.

Leia 
Daniel 1:17-20 e 2:1-18. O que estes eventos nos dizem sobre o caráter de Daniel e sobre a importância que ele dava à oração?

Agora leia oração de ação de graças de Daniel em 
2:19-23. Que conceito sobre Deus cada um dos versos seguintes ensina? v. 20 a 23

Antes de comparecer perante o rei Nabucodonosor com a interpretação do seu estranho sonho, Daniel agradeceu a Deus por responder à sua oração pedindo sabedoria.

A Vida Devocional de Daniel - 
Daniel 6

O ano 539 a.C. foi um tempo tumultuado na vida de Daniel. Agora com oitenta anos, ele testemunhou a queda de Babilônia, no ataque dos persas ocorrido à meia-noite, e a ascensão ao trono de Dario, o Medo (
Dan. 5:30 e 319:1). Dario mostrou extraordinária confiança em Daniel, incluindo-o em seu governo com a intenção de torná-lo primeiro-ministro. A trama política provocada por esse plano quase custou a vida de Daniel (cap. 6).

Em meio a esse tumulto, o coração de Daniel pesava com uma preocupação mais profunda: O que seria de seu povo?

Estudando o livro de Jeremias, ele cria haver chegado o tempo de os judeus voltarem para sua pátria, depois de 70 anos de exílio (
Jer. 25:11 e 12). É até possível que ele esperasse que o retorno resultasse no estado da Nova Terra, pois Isaías havia misturado os dois eventos (veja Isaías 35:66). Porém, suas próprias visões nas décadas passadas apontavam para uma sucessão de impérios opressivos, culminando com um poder maligno que destruiria os santos e o santuário antes que Deus instalasse Seu reino e restaurasse o santuário. Para o idoso Daniel, que esperava a rápida restauração de seu povo, da cidade e do santuário, esta foi uma amarga decepção. Aparentemente, ele achava que o cativeiro de 70 anos seria prolongado por causa dos pecados do povo.

Imaginemos que tivéssemos uma lente de máquina fotográfica para examinar o passado. Note o escritório de Daniel no segundo andar de sua casa, na propriedade do palácio. Ali vemos uma extensa biblioteca, pois Daniel é um homem que lê muito, familiarizado com muitos idiomas e culturas (
1:17). Note especialmente os já desgastados rolos das Escrituras hebraicas – os livros de Moisés, as Crônicas de Israel e o livro de Jeremias.

À tarde, Daniel entra, sua figura inclinada pela idade e vestido em panos de saco, abre um rolo com a profecia de Jeremias, e se ajoelha à frente da janela que se abre para o oeste, na direção de Jerusalém, onde ora diariamente, na hora do sacrifício da manhã e da tarde, e também ao meio-dia (
Dan. 6:109:21Sal. 55:17).

Por que Daniel, no capítulo seis, ora em sua maneira habitual, mesmo diante das ameaças de morte contra ele? Ele violaria alguma ordem específica se fechasse a janela ou orasse em secreto? Por que expor-se a tanto perigo? Existe alguma lição específica que o Senhor quer nos ensinar neste incidente?

Daniel Intercede - 
Dan. 9:1-19

Que promessa deu a Daniel a confiança para orar por seu povo? 
Jer. 29:10-14

"Deus não esqueceu o Seu povo, embora estivesse cativo em Babilônia. Ele planejava dar-lhes um novo começo com um novo propósito – transformá-los em novas pessoas. Em tempos de grandes provas, pode parecer que Deus Se esqueceu de você. Mas Ele pode estar preparando você, como fez com o povo de Judá, para um novo início com Ele no centro...

"De acordo com o plano sábio de Deus, Seu povo deveria ter esperança e um futuro; conseqüentemente, poderia recorrer a Ele confiantemente. Embora os exilados estivessem em lugar e tempo difíceis, não deviam desesperar-se, porque tinham a presença de Deus, o privilégio da oração e a graça de Deus. Deus pode ser buscado e encontrado quando O buscarmos de todo o coração. Nem terras estranhas, nem tristezas, nem frustração nem problemas físicos podem interromper essa comunhão." . Leia a oração de Daniel e veja os pecados que provocaram o cativeiro. 
Dan. 9:5-14 De que pecado especial Israel era culpado? v. 6

A Resposta de Deus à Súplica de Daniel - 
Dan. 9:20-27

Em sua oração, Daniel pediu que o Deus que tirara Israel do Egito com forte mão tirasse Seu povo de Babilônia (
Dan. 9: 15 e 16) e que restabelecesse Sua cidade e Seu santuário sem mais demora.

De que formas a resposta de Deus foi encorajadora a Daniel, pessoalmente? 
Dan. 9:20-23

Depois de saudar Daniel com palavras de encorajamento pessoal, o anjo Gabriel disse-lhe que, depois de 70 anos de cativeiro, seu povo podia esperar 70 semanas (490 anos) de bênçãos e conflito (
v. 24).

O período de 70 semanas começaria com um decreto para restaurar e construir Jerusalém, mas a reconstrução seria difícil (
v. 25). Embora vários decretos relativos à cidade tenham sido baixados, o decreto especificado por Gabriel foi emitido em 457 a.C. por Artaxerxes (Esdras 7).

Daniel orou também pelo santuário desolado (
Dan. 9:17). Que futuro existia para ele? Vs. 24, 26 e 27

"Gabriel é enviado por Deus, e Daniel recebe nova luz. Podemos verificar, especialmente em assuntos espirituais, que existe um verdadeiro dispêndio de energia por parte de Deus em resposta à oração. Ele não é um ouvinte passivo de orações. Suas respostas não são simples ecos de simpatia. Elas promovem ajuda ativa...

"Daniel ora pela restauração de seu povo. Deus responde à oração esclarecendo o propósito já determinado dessa restauração. Deus freqüentemente responde à oração de maneira diferente da que esperamos. Às vezes, Ele abre nossos olhos para bênçãos já dadas, mas não reconhecidas... . Às vezes, Ele muda nossos desejos, e inclina nosso coração para descansar em Sua vontade, mostrando-nos que ela é melhor que a nossa. A melhor oração é aquela na qual buscamos ser reconciliados com a vontade de Deus [veja 
Mat. 26:39]."

A Resposta Final Para o Pecado - 
Dan. 9:24-27

A maior preocupação de Daniel era a pecaminosidade de seu povo. A mensagem de Gabriel continha uma resposta mais maravilhosa para o problema do pecado do que Daniel imaginava, pois continha a solução não só para o pecado de seu próprio povo, mas para os pecados do mundo inteiro.

Daniel confessou que seu povo não tinha qualquer justiça própria (
v. 18). Como Deus poderia completar essa falta? vs. 24 e 25

Deus iria introduzir um suprimento de eterna justiça que seria suficiente para neutralizar toda a impiedade humana (
Rom. 5:18). Isto Ele faria pela vinda do Messias, Jesus Cristo. Só Ele poderia expiar o pecado. Só Ele poderia trazer eterna justiça, porque só Ele possuía a "justiça de Deus" (Romanos 3:21 e 22), a justiça que Ele credita a todos os que verdadeiramente crêem.

Daniel 9 nos diz o que deve acontecer ao Messias a fim de fazer expiação pelo pecado. Jesus esvaziou-Se de Sua glória e de Sua posição. Sua unidade com o Pai foi rompida; Seu apoio humano se esgotara completamente. Sua vida foi "cortada". Ele deu, até nada mais restar para dar.

"Antes de Gabriel satisfazer Daniel com respeito à sorte do Israel terrestre, ele expôs aos ouvidos de Daniel o que era superior em sua própria mente – o advento do Filho de Deus. A grandeza, o valor, os assuntos triunfantes da obra do Messias, – estas eram as novidades que ele se alegrava em transmitir. A revelação que, em qualquer época, o homem mais necessita é a revelação a respeito da remoção do pecado – o conhecimento de como a grande redenção pode ser realizada. Nenhuma notícia do Céu pode ser tão alegre como esta... que o pecado deve se encontrar com a destruição final, e que a reconciliação entre Deus e o homem está assegurada”.

Foi em resposta à oração de Daniel que esta profecia maravilhosa foi dada, uma profecia que, 500 anos antes de acontecer, revelou as datas e a obra básica de Jesus.

O que isto pode nos dizer sobre a importância da oração e como Deus freqüentemente age em resposta às nossas orações? Suponha que Daniel não tivesse orado como fez. Nós não teríamos recebido esta profecia?

Como mostra este estudo, as orações intercessórias podem produzir resultados poderosos. Embora Deus seja todo-poderoso e onisciente, essas orações podem mudar o mundo e muitas vidas. Leia o que mais a Bíblia tem a dizer sobre a oração intercessória em 
I Timóteo 2:1-6. Orar pelos outros lembra-nos que não estamos sós em nossas alegrias e tristezas, e que outros também têm necessidades especiais como nós. Orar pelos outros nos ajuda a olhar para fora, e não para dentro.

"Orações de intercessão permitem que Deus trabalhe na vida de outra pessoa. Nossas orações por cura, salvação ou proteção superam distâncias, fronteiras políticas ou portas fechadas. Podemos envolver pessoas que amamos a milhares de quilômetros de distância com a proteção dos santos anjos pela oração. Nossas orações podem alcançar onde quer que Deus possa alcançar.

A única solução para o problema do pecado é o sacrifício do Messias. É privilégio de cada um de nós pedir perdão dos nossos próprios pecados e interceder por outros pedindo o sangue remidor de Jesus.